DATABASE
PT         +

Notícias

29/07/2007 21:53
Brasil encerra participação nos Jogos Pan-Americanos do Rio com 54 medalhas de ouro
Da Redação
Chegou ao final neste domingo os XV Jogos Pan-Americanos, realizados na cidade brasileira do Rio de Janeiro. Competindo em casa, a delegação brasileira bateu o recorde de medalhas conquistadas, 161 no total. Nos últimos Jogos, em Santo Domingo 2003, o Brasil havia conquistado 123 medalhas. No Pan do Rio 2007 foram 54 medalhas de ouro, contra 29 em Santo Domingo. O Brasil ainda somou 40 medalhas de prata e 67 de bronze no Rio.

Em sua última participação em Jogos Pan-Americanos, o mesatenista Hugo Hoyama conquistou sua nona medalha de ouro na competição máxima das Américas, junto com a equipe masculina do Tênis de Mesa. Hoyama superou o nadador Gustavo Borges, já aposentado das piscinas, com oito ouros em Pan-Americanos.

A Natação foi o esporte mais vitorioso para o Brasil, com 12 medalhas de ouro. O Atletismo trouxe nove medalhas douradas, com destaques para Maurren Maggi (salto em distância) e Fabiana Murer (salto com vara) no feminino, e para Jadel Gregório (salto triplo) e Franck Caldeira (maratona) entre os homens. A Ginástica conseguiu 7 medalhas de ouro. Foram quatro na Ginástica Artística e três com o conjunto da Ginástica Rítmica.

Domínio do Brasil no Vôlei de Praia e no Handebol, ambos com ouro no masculino e no feminino. Ouro também no Voleibol e no Basquete masculinos, assim como no Futebol feminino. O Futsal foi disputado pela primeira vez em Jogos Pan-Americanos, e o ouro ficou com o Brasil.

Nas artes marciais foram quatro ouros no Judô, dois no Karatê e um no Taekwondo. Ouro também no boxe, com Pedro Lima, na categoria até 69 kg. Nas águas, foram três ouros no Iatismo e um na Canoagem. O Brasil também conquistou medalhas de ouro no Esqui Aquático, Hipismo, Patinação Artística sobre Rodas, Pentatlo Moderno feminino e Tênis masculino.

A próxima edição dos Jogos Pan-Americanos será realizada na cidade mexicana de Guadalajara em 2011.