Shopping: Amazon AliExpress Blue Monday
 DATABASE
PT         +

Notícias

17/09/2004 22:15
Cerimônia abre em Atenas a 12ª edição dos Jogos Paraolímpicos de Verão
Da Redação
Uma bela Cerimônia no Estádio Olímpico de Atenas abriu nesta sexta-feira a 12ª edição dos Jogos Paraolímpicos de Verão, na Grécia. Uma árvore de 25 metros de altura no centro do estádio enfeitou a cerimônia simples, marcada por muitos efeitos de luzes e fogos de artifício. Cerca de três mil voluntários participaram das apresentações.

As delegações dos 136 países participantes desfilaram suas bandeiras diante do estádio praticamente lotado. A delegação brasileira foi a vigésima a desfilar. Bem animados, os atletas brasileiros foram bastante aplaudidos pelo público. O porta-bandeira do Brasil foi o nadador José Afonso Medeiros, primeiro brasileiro a conquistar um ouro paraolímpico na Natação, em Atlanta 1996. Sua cadeira de rodas foi conduzida por Aurélio Guedes dos Santos, atual campeão mundial de maratona para deficientes visuais.

O presidente da Grécia, Costis Stephanopoulos, declarou os Jogos abertos. O atleta grego Georgios Toptis acendeu a Pira, que permanecerá acesa até a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Paraolímpicos, marcada para o dia 28 de setembro.

Cerca de 4.000 atletas de 136 países vão disputar 19 modalidades esportivas. Serão 517 pódios ao todo. O Brasil levou para Atenas a delegação recorde de 98 atletas, sendo 77 homens e 21 mulheres, que vão competir em 13 esportes. Na última edição dos Jogos Paraolímpicos, em Sydney 2000, o Brasil conquistou 22 medalhas, sendo 6 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze.