Shopping: Amazon AliExpress Blue Monday
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Notícias

25/03/2004 23:00
Tocha Olímpica de Atenas 2004 é acesa pelo sol durante cerimônia em Olímpia
Da Redação
A Chama Olímpica dos Jogos de Atenas 2004 foi acesa nesta quinta-feira, em cerimônia realizada nas ruínas de Olímpia. Com o auxílio de um espelho côncavo, a atriz grega Thalia Prokopiu, representando uma sacerdotisa do templo de Hera, acendeu a Tocha Olímpica com a chama enviada por Apolo, deus grego do sol, através dos raios solares.

Pouco depois a chama foi passada para o atleta grego Costas Gatzioudis, do lançamento de dardo. Gatzioudis prestou tributo em frente ao monumento que guarda o coração do Barão Pierre de Coubertin, pedagogo e esportiva francês que criou os Jogos Olímpicos da Era Moderna. Em seguida, Gatzioudis passou a chama para o nadador russo Aleksander Popov.

Nos próximos sete dias, o Revezamento da Tocha seguirá até o Estádio Panathinaiko, em Atenas, local dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896. A Chama vai permanecer acesa no estádio até o dia 3 de junho, quando terá início a longa viagem da Tocha por 33 cidades em cinco continentes. A Tocha passará pelo Rio de Janeiro no dia 13 de junho. No dia 9 de julho, o Revezamento da Tocha retornará à Grécia para continuar sua viagem pelo país antes de acender a Pira Olímpica durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos de Atenas, marcada para 13 de agosto.


Ajude-nos a seguir com nosso trabalho de 20 anos. Você pode doar qualquer valor de forma pontual ou recorrente. Veja as opções a seguir:

Doar