Shopping: Amazon AliExpress Blue Monday
 DATABASE
PT         +

Notícias

19/05/2004 23:00
Rio de Janeiro é eliminado da disputa para sediar Jogos Olímpicos de 2012
Da Redação
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, o belga Jacques Rogge, anunciou nesta terça-feira (18/05) em Lausane, na Suíça, os nomes das cinco cidades que continuam na disputa para sediar os XXX Jogos Olímpicos em 2012.

Das nove pré-candidatas, permaneceram na disputa as cidades de Paris (França), Londres (Grã-Bretanha), Moscou (Rússia), Madri (Espanha) e Nova York (Estados Unidos). A cidade brasileira do Rio de Janeiro foi eliminada da disputa junto com Istambul (Turquia), Leipzig (Alemanha) e Havana (Cuba).

O anúncio do COI causou decepção à comitiva brasileira presente em Lausane. O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, lamentou a decisão e já lançou o Brasil como candidato para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. "Temos que trabalhar agora para fazer os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 ainda melhor. Isso servirá como uma grande alavanca para a decisão da sede de 2016, que acontecerá em 2009", explicou Nuzman.

Os itens que mais prejudicaram o Rio de Janeiro na avaliação do COI foram infra-estrutura, acomodações, transporte, segurança e finanças, de acordo com o relatório divulgado pela entidade. Paris, que já sediou os Jogos Olímpicos em 1900 e 1924 é vista como a favorita a vencer a disputa pela sede de 2012.