DATABASE
PT         +

Notícias

27/07/2004 14:38
Percurso da Maratona Olímpica passa por medição oficial
Da Redação
Oficiais da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) realizaram no último sábado (24/07) a medição oficial do percurso da Maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004.

O percurso foi totalmente demarcado para receber a pintura da faixa que os atletas deverão seguir. Os maratonistas vão largar perto do local onde ocorreu a famosa Batalha de Maratona em 490 a.C., entre gregos e persas. A chegada será no Estádio Panathinaiko, mesmo local da chegada da primeira Maratona Olímpica, nos Jogos de Atenas 1896. A distância oficial de 42,195 km foi aferida pelos oficiais da IAAF.

Nas primeiras edições dos Jogos Olímpicos a distância da Maratona não era fixa, variando em torno dos 40 km. Nos Jogos Olímpicos de Londres 1908 o comitê organizador determinou que a Maratona tivesse 42,195 km, para que a família real pudesse assistir à largada do jardim do castelo de Windsor, e para que a chegada ocorresse em frente ao camarote real no Estádio Shepherd’s Bush. Em 1921 a distância foi adotada como oficial pela IAAF.

Nos Jogos de Atenas 2004, a Maratona feminina será disputada no dia 22 de agosto, com a participação das brasileiras Márcia Narloch e Marlene Teixeira. A Maratona masculina será a última prova dos Jogos, no dia 29 de agosto. O Brasil será representado por André Luís Ramos, Vanderlei Cordeiro de Lima e Rômulo Wagner da Silva.