Shopping: Amazon AliExpress Blue Monday
 DATABASE
PT         +

Notícias

13/06/2004 21:02
Festa inesquecível marca a passagem da Tocha Olímpica pelo Rio de Janeiro
Da Redação
Milhares de pessoas acompanharam neste domingo a histórica passagem da Tocha Olímpica de Atenas 2004 pela cidade brasileira do Rio de Janeiro. Esta foi a primeira vez na história que uma Tocha Olímpica visitou a América do Sul.

O revezamento da Tocha no Rio de Janeiro começou no gramado do Estádio do Maracanã. A Chama trazida pelo avião Zeus foi levada de helicóptero para o Maracanã. Após uma breve cerimônia, o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, acendeu a Tocha Olímpica e Pelé, muito emocionado, deu início ao Revezamento pelas ruas do Rio.

Cerca de 120 pessoas conduziram a Tocha durante o revezamento, na sua grande maioria importantes atletas brasileiros do presente e do passado, incluindo vários medalhistas olímpicos.

Grandes nomes do esporte brasileiro conduziram a Tocha, como os ex-jogadores de basquete Oscar Schmidt e Paula, o ex-jogador de futebol Zico, o tenista Gustavo Kuerten, os nadadores Gustavo Borges e Fernando Scherer, os jogadores de futebol Romário e Cafu, entre muitos outros.

Na primeira parada do Revezamento, o COB e a Prefeitura do Rio homenagearam os descendentes do atirador Guilherme Paraense, primeiro medalhista de ouro do Brasil, em Antuérpia 1920, e do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, ouro em Helsinque 1952 e em Melbourne 1956. Também foi homenageada a primeira mulher sul-americana a participar dos Jogos Olímpicos, em Los Angeles 1932, a nadadora Maria Lenk. A quarta homenagem foi feita à seleção masculina de Voleibol campeã olímpica em Barcelona 1992, única medalha de ouro coletiva até aqui do esporte brasileiro.

Diante de uma multidão na orla do Leblon, o skatista Bob Burnquist, campeão mundial na categoria vertical em 2000, se tornou uma das atrações do Revezamento ao conduzir a Tocha Olímpica de skate. No céu, a Esquadrilha da Fumaça fazia exibições durante o trajeto da Tocha.

A Tocha ainda subiu e desceu o Pão de Açúcar de bondinho antes de chegar ao palco do “Revezamento Musical” montado no Aterro do Flamengo. O jogador de futebol Ronaldo subiu ao palco e acendeu a pira olímpica diante de cerca de 100 mil pessoas. A ginasta Daiane dos Santos carregou a Tocha para fora do palco, simbolizando a partida da Chama Olímpica do Rio de Janeiro.

A próxima parada da Chama Olímpica será na Cidade do México, sede dos Jogos Olímpicos de 1968, aonde chegará no dia 15 de junho.